Em 1969, o então prefeito Afonso Bacelar concluía, e entregava a população coelhonetense o Hospital Coronel Ivan Ruy, junto com o Hospital o então prefeito criou a Fundação de Saúde que deveria ser a responsável por mante-lo funcionando, e servindo a população.
|
Informação sobre a criação da Fundação de Saúde |
Com uma estrutura moderníssima para época, aquela casa de saúde seria por muito anos o referencial da saúde na região, socorrendo enfermos não só de Coelho Neto, como também de Duque Bacelar, Afonso Cunha e até Buriti. Com o passar do tempo, o Hospital virou alvo de uma longa disputa política, onde independente de quem ganhasse, o prejuízo era da população, que em meio a confusão perdeu o único hospital até então público da cidade.
Mas na noite de ontem (30), o que pode ser capitulo final da novela envolvendo o Hospital Ivan Ruy, começou a ser escrito. Em sessão da Câmara de Vereadores, o edis apresentaram indicação coletiva solicitando do executivo municipal, a desapropriação do Hospital Ivan Ruy.
|
Prefeito Américo de Sousa (PT) e vereadores em visita ao Hospital Ivan Ruy dia 17/01 |
Coube ao presidente da casa, vereador Osmar Aguiar (PT), justificar a necessidade, e explicar a importância da indicação para a cidade. Em sua fala o vereador frisou a indispensabilidade do município dispor de um hospital próprio, pois hoje só com aluguel da Maternidade é gasto por mês em torno de R$ 15 mil reais, que poderia muito bem ser aplicado em outras necessidades da saúde, tais como medicamentos ou insumos para os postos de saúde.
|
Prefeito Américo de Sousa (PT), deputado estadual Rafael Leito (PDT) e deputado federal Zé Carlos (PT) representado por seu assessor Henrique Sousa, apresentam ao governador Flavio Dino (PC do B) demandas de Coelho Neto. |
Destacou também que há um compromisso por parte do governador Flavio Dino (PC do B), em colaborar ativamente para que esse Hospital volte a funcionar como casa de saúde pública, para isso o Governo Estadual irá contribuir para que ele seja completamente reformado, e equipado com recursos do estado. O governador tem interesse em participar do processo, porque esse é um beneficio não só para a população coelhonetense, a cidade dispor de um hospital próprio e bem equipado, beneficiará também as cidade circunvizinhas, até porque Coelho Neto é considerada uma cidade regional, com uma saúde de média complexidade, que na pratica significa dizer que a cidade deve atender também a população das cidades vizinhas. É um beneficio regional.
|
Prefeito Américo de Sousa (PT), discute com vereadores sobre desapropriação de terreno para ampliação do Hospital Ivan Ruy |
Osmar ainda falou que a desapropriação abrangerá a área em torno do Hospital, visando não só a reforma, como também a ampliação, concentrando em um só lugar os serviços saúde da cidade, tais como SAMU e Centro de Imagem, e criando também uma outra entrada para a casa de saúde.
|
Parte dos vereadores que assinaram a indicação de desapropriação do Hospital Ivan Ruy. |
Pedindo uma parte, diversos vereadores usaram da palavra para ressaltar a necessidade que a cidade tem de dispor de um Hospital próprio, a economia que isso gerará aos cofres municipais, e os benéficos que isso trará para a cidade. Outro ponto levantado também pelo vereadores, é que o processo de desapropriação seja conduzido da forma mais amistosa possível, e transparente.
Agora com a indicação feita pelos vereadores, as atenções se voltam para o executivo municipal que nos próximos dias deverá se posicionar quanto ao pedido dos vereadores.
0 Comentários